José Pereira Bom Jardim e Bento Antônio da Boa Morte foram um dos primeiros moradores de Araxá e como católicos praticantes fundaram a Irmandade de São Sebastião. Bom Jardim tornou-se provedor geral desta Irmandade e iniciou a construção da Igreja de São Sebastião. Bento Antônio foi o escultor das imagens da Igreja.
Hotel inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas e pelo governador de Minas Gerais, Benedito Valadares em 1944.
As Termas estão integradas ao Grande Hotel através de uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e pontos turísticos do Estado, com iluminação natural por meio de pequenas aberturas quadradas no teto.
Projeto assinado pelo engenheiro-arquiteto Raphael Hardy Filho, da equipe do arquiteto Luiz Signorelli.
Obra datada de 1944, de autoria do arquiteto Francisco Bologna. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro Andrade Júnior, hidrólogo responsável pela descoberta do seu valor mineral.
Em homenagem ao padroeiro da cidade, São Domingos de Gusmão, a igreja foi inaugurada em 1948, após 37 anos de obra.
Capela inaugurada em 2003 em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
Construída no entorno do túmulo da “Mártir Filomena”, tida como milagreira.
Instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Um lugar de paz, orações e reflexões.
O prédio foi construído para sediar a Estação Ferroviária Oeste de Minas.
Casarão colonial da primeira metade do séc. XIX, foi transformado em Museu em 1965 pelo jornalista Assis Chateaubriand e tombado como patrimônio histórico em 1990.
Museu criado em 1996 para homenagear o mais famoso artista plástico araxaense, Calmon Barreto (1909-1994). Com o objetivo de abrigar e divulgar sua arte, o Museu expõe cerca de 300 peças entre esculturas, desenhos, moedas, gravuras e pinturas.