Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações

O Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações da Fundação Cultural Calmon Barreto é o responsável pela construção da memória do município, pela política de administração e preservação de bens culturais, dedicando-se à preservação documental coligida na instituição, à pesquisa histórica e à sua divulgação, através da revista O Trem da História e de outras publicações.

Inicialmente denominado Centro de Preservação do Patrimônio Histórico, seu projeto foi elaborado com o objetivo de oferecer dados históricos à comunidade através das instituições educacionais e culturais do município, bem como dispor informações a órgãos regional e nacional, e despertar a sociedade para a importância da pesquisa como fonte de subsídios que permita conhecer sua origem.

Reúne uma biblioteca especializada em títulos da Literatura, história local e regional e um vasto arquivo, tais como: Arquivo de Levantamento de Bens Culturais, Biblioteca, do Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações, Arquivo de Periódicos, Arquivo do Museu Dona Beja, Arquivo do Levantamento da Imigração em Araxá, Arquivo Fotográfico, Arquivo da Família Aguiar, Arquivo de Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, Arquivo da Prefeitura da Câmara Municipal de Araxá.

O Setor exerce a função de Arquivo Público ao catalogar documentos históricos e disponibilizar à sociedade as informações contidas no acervo através do atendimento à imprensa, à administração municipal, às empresas, aos estudantes e ao público em geral.

Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações
Endereço: Praça Coronel Adolpho, n° 9, Centro