27/03/2019 - Museu do Legislativo

O Museu da Memória Legislativa Araxaense foi criado em 18 de maio de 2010, através da resolução N° 418, com a finalidade de preservar para as gerações futuras o acervo de documentos, publicações oficiais, móveis e objetos da Câmara Municipal de Araxá. O seu acervo é constituído por objetos, fotos, obras de valor artístico, documentos oriundos do processo legislativo, painéis e bens móveis da Casa Legislativa. Ele guarda a história dos quase dois séculos de história do Legislativo araxaense.

A inauguração se deu no dia 22 de dezembro de 2011 no prédio da antiga Câmara Municipal – o “Palácio Nagib Feres”. O casarão, em estilo colonial, está localizado no centro da cidade, na Praça Coronel Adolpho. Preservado, retrata toda a elegância das antigas construções do século XIX. Oficialmente, o Palácio homenageia o vereador Nagib Feres que, enquanto discursava na tribuna durante a última reunião ordinária de 1977, sentiu-se mal e veio a falecer logo depois, aos 51 anos.

Em novembro de 2014, o prédio recebeu setores do Executivo, ali funcionando até setembro de 2018. Nesse período, o atendimento do Museu ficou paralisado. Com a transferência do Executivo para a sede própria, o prédio passou por adaptações e teve seu acervo ampliado e transferido para o segundo piso do casarão. Sua reinauguração ocorreu no dia 21 de março de 2019.

O espaço oportuniza aos visitantes, pesquisadores e estudantes de diversos níveis escolares terem um amplo acesso de pesquisa, de debate e que viabilize, também, a produção de novas ideias e novas soluções cidadãs. Além de promover a valorização cultural e a preservação da história do Legislativo de Araxá, o local também passa a integrar o circuito histórico no centro da cidade.

O antigo casarão é tombado como patrimônio histórico e cultural através da Lei Orgânica do Município de Araxá, Artigo 201, de 21 de março de 1990. O local sediou o Poder Legislativo de 1895 até 2011 e serviu, também, como a primeira sede da prefeitura municipal, no período de 1915 a 1977. No imóvel funcionou, ainda, instituição de ensino, Polícia Militar, Cadeia Pública, Secretaria de Educação, Tiro de Guerra, Associação dos Ex-Agentes Políticos, Posto de Identificação “Servidor Adolfo de Castro Oliveira”, Gabinete do prefeito, Assessoria de Comunicação, Licitação e Procuradoria do município. O casarão é cercado por museus e prédios históricos e passou a ser mais um importante ponto turístico de Araxá.

Responsável: Tancredo Borges

Endereço: Praça Cel. Adolpho, 09

Telefone: (34) 99257-1165

E-mail: museus@fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Sábados das 09h às 15h.

Domingos e Feriados das 08h às 12h.