27/10/2022 - FCCB cria questionário digital para conhecer perfil e incentivar a produção dos doceiros de Araxá

Preservar uma tradição na qual Araxá é conhecida nacionalmente e oferecer projetos que fomentem ainda mais a produção de doces na cidade. Com esse objetivo, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) criou o questionário digital ‘Doceiros de Araxá’. A intenção é mapear e conhecer o perfil dos produtores de uma das principais iguarias de Minas Gerais.

No formulário deverão ser respondidos itens como quais tipos de doces são produzidos, tipo de mercado atendido, fins comerciais, frequência de produção, entre outras informações. Todos os produtores estão convidados a participar.

O questionário poderá ser acessado pelo link ( https://bit.ly/3D9vQ68 ) ou pelo site da Fundação Cultural Calmon Barreto ( www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br ) Após o envio, os dados serão direcionados para a análise do Setor de Projetos da fundação.

“Em Araxá temos, desde 2011, o doce ambrosia é tombado como um bem patrimonial imaterial, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o Iepha. Neste sentido, temos buscado promover a salvaguarda - que são as ações de identificação, reconhecimento e modo de fazer o doce ambrosia com a receita araxaense. Para ampliarmos, criamos o cadastro, que visa conhecer o perfil dos produtores de doces em geral, para a promoção de ações de valorização e preservação”, explica o historiador da FCCB, José Antônio de Ávila Oliveira.

De acordo com a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, os doces são uma atração do município. “Grande parte dos turistas que vêm a Araxá passam pelas fábricas da cidade e levam daqui vários produtos. Por isso, a proposta desse trabalho é justamente que os doceiros a ampliem o seu leque de conhecimento e produção, para que possam ter oportunidade de aumentarem suas vendas ou se formalizem no mercado”, destaca.