04/05/2022 - Projeto do artista Ton Lima transforma muros de Araxá

O artista Ton Lima desenvolveu com recursos da Lei Aldir Blanc e com o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto, o projeto Memomural. Foram dois murais realizados pelo projeto.

A técnica utilizada para a construção dos murais é a ‘graffiti fine art’. O objetivo foi de  prestigiar e dar visibilidade de forma contemporânea à memória histórica, esportiva, artística e cultural da cidade, por meio da representação de pessoas que foram importantes na história de Araxá.

O primeiro memomural está situado no Cemei Ilídia Maria dos Santos - Dona Pedrosa, na Rua Clarimundo Batista da Costa, n° 200, na Vila São Pedro. Nele o homenageado foi o artista araxaense Calmon Barreto (20 de novembro de 1909 - 09 de junho de 1994), que teve seu retrato representado nas paredes, juntamente com suas principais obras.

Já o segundo muro, disposto no muro externo do Colégio São Domingos, retrata o naturalista francês Auguste Saint-Hilaire (1779-1853), pesquisador da flora brasileira. Ele percorreu vários estados, inclusive Minas Gerais. Entre centenas de registros científicos, Auguste foi um dos primeiros a relatar a existência do arraial de São Domingos do Araxá.