18/05/2020 - 18ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A Cultura está em festa comemorando a 18ª Semana Nacional de Museus pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus com o maravilhoso e significativo tema:MUSEUS PARA A IGUALDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO.

O museu é uma instituição a serviço da sociedade, portanto é importante e necessário refletirmos sobre essa igualdade em que todos os cidadãos, perante a lei, tenham o mesmo direito de usufruir desse Patrimônio Cultural, fazendo do Museu um ponto de encontro das mais variadas esferas sociais e educativas, além de promover ferramentas para superação de preconceitos no que os museus mostram e nas histórias que nos contam.

São três estratégias de Políticas Culturais se transformando em uma analogia: inclusão social na inclusão cultural oferecendo condições específicas de acesso aos Museus favoráveis à Inclusão Social de pessoas para que suas diferenças como: deficiências físicas, educacionais, etnias, idade, preconceito racial, gênero, deficiência psicológica, etc, não prejudique seus interesses culturais.

Todos juntos e misturados desfrutando do encantamento que os acervos museológicos nos proporcionam: rememoração, história, esperança, sofrimento, alegria, equilíbrio e beleza.

A diversidade cultural mantém a sua importância dentro de todo esse contexto museal, ou seja, um pouco das tradições e costumes de várias culturas diferentes.

Consciente da importância dessa realidade sobre a inclusão social e cultural, através da FUNDAÇÃO CULTURAL CALMON BARRETO, o MUSEU MEMORIAL DE ARAXÁ, contribuindo de forma significativa e atuante na esfera cultural e social de Araxá, realizou nos dias 19 e 21 de fevereiro de 2020 um grande evento artístico cultural:

CARNACULTURA - o carnaval, uma festa popular, aliada à cultura.

Participação especial dos Adolescentes do Projeto da Fundação Cultural Calmon Barreto - "RESTAURANDO SONHOS"

Dia 19 de fevereiro - teoria: história do carnaval como arte popular, sobre fantasias e máscaras.

Dia 21 de fevereiro - aula prática. Confecção de máscaras artísticas carnavalescas, ao som de marchinhas antigas de carnaval, muito confete e serpentina.

Participação especial da Bateria da Escola de Samba "BLOCO DO ZÉ" de Araxá.

Os Museus são importantes instrumentos de preservação da Memória Cultural de um povo.

Vamos, todos juntos comemorar a SEMANA DOS MUSEUS!

Juliana Barreto Leitão

Monitora de Museus.