20/11/2019 - 110 ANOS DE CALMON BARRETO

Hoje, dia 20/11, comemoramos os 110 anos de nascimento de Calmon Barreto, nosso artista maior. Para valorizar a história do patrono da Fundação Calmon Barreto e promover cultura como meio de transformação social, a Prefeitura adquiriu, no início deste ano, 22 obras do artista que estavam em regime de comodato com a família. A compra foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da empresa CBMM com o objetivo de tornar o acervo do Museu Calmon Barreto um patrimônio dos araxaenses. Parte do legado artístico do homenageado está neste equipamento cultural de significativa expressão turística e histórica para a cidade.

O Museu abriga óleo sobre tela, escultura, baixo relevo, desenho, gravura e moeda. Integra o circuito de Museus públicos da cidade e oportuniza ao turista conhecer um pouco da história de Araxá e da região. O espaço é muito utilizado para eventos, lançamentos de livros, oficinas pedagógicas etc.

O projeto ‘tour virtual’, implantado recentemente, permite que as pessoas, ao acessar o site www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br, façam um passeio em 360 graus pelos espaços culturais da cidade. A multiplicidade do talento do mestre e a possibilidade de se promover mais reflexões acerca dele estão potencializadas com a acessibilidade de visitas à distância. Abrem-se horizontes sem precedentes como forma de garantir o conhecimento por meio de recursos tecnológicos e de fácil acesso.

Calmon Barreto sempre demonstrou amor por sua terra, levando o nome de Araxá além das fronteiras geográficas. Honrar o mestre Calmon, resguardar sua obra e divulgar seu nome é uma forma de imortalizar a memória deste notável araxaense. Sua história está ligada sobremaneira à sua cidade natal.

Suas marcas estão eternizadas na história de instituições educacionais e culturais, na habilidade e no talento dos seus aprendizes, na memória dos jornalistas, em diferentes meios de comunicação, em pesquisas acadêmicas, em publicações literárias, em honrarias, em galerias de arte de espaços públicos etc. Enfim, Calmon Barreto merece ser lembrado pelo seu talento, seu amor à arte, à literatura e à sua cidade natal. Parabéns Calmon Barreto, pelos seus 110 anos de nascimento.