24/05/2019 - ART WEEKEND ARAXÁ

Araxá vai ganhar um final de semana inteiro para falar de arte!

A Galeria Murilo Castro de Belo Horizonte e o Spetu´s Bar oferecem um final de semana repleto de arte em Araxá, com o apoio cultural da Fundação Cultural Calmon Barreto.

Quando o assunto é arte contemporânea a reação inicial da maioria das pessoas é dizer: “Não entendo nada de arte!”. Foi pensando em desmistificar o assunto e mostrar que a arte contemporânea não é um bicho de sete cabeças e está mais acessível do que se imagina que os empresários Álvaro Maneira Júnior, proprietário do Spetu´s Bar e Cervejaria em Araxá, e Murilo Castro, diretor da Galeria de mesmo nome em Belo Horizonte, decidiram promover o primeiro Art Weekend Araxá.

O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2019 no Spetu´s Bar e Cervejaria e conta com uma programação intensa e completa, começando na noite de sexta-feira com a palestra “A Arte como Investimento” seguida da abertura da Exposição “Coletiva Contemporânea Brasileira”.

No sábado, dia 25, terá visita guiada e apresentação dos Artistas e das Obras expostas, logo em seguida, apresentação musical com Rogério Dias (MPB e Pop Rock).

No domingo, dia 26, último dia do evento, a partir do meio dia, o público poderá conferir uma apresentação Musical e um Sarau Literário oferecido pelo Fliaraxá. O encerramento do evento e da Exposição “Coletiva Contemporânea Brasileira”está previsto para as 17h.

O evento promete reunir o que há de melhor, arte, boa gastronomia, música, literatura e bons amigos.

Murilo Castro é araxaense, filho de José Maurício Paula Castro e Vilma Lourdes Cunha Castro. Saiu de Araxá em 1969, morou em outros locais, inclusive em Portugal, mas desde 1975 reside na capital mineira. Sua paixão pelas artes se deu há 34 anos, com as primeiras aquisições de obras. Juntamente com o artista Inimá de Paula, de Belo Horizonte fundou a Fundação Inimá de Paula. Em 2002 abriu a Galeria Murilo Castro, de arte contemporânea, que também tem sede em Miami. Através de exposições e representação de artistas, a Galeria destaca artistas estabelecidos, em meio de carreira e talentos emergentes que atuam local e internacionalmente. Influentes em esferas culturais e políticas, esses artistas são reconhecidos por criar trabalhos multimídia, interdisciplinares e que cruzam fronteiras geográficas. A galeria considera a prática artística como uma forma de pesquisa e produção de conhecimento. Além do programa de exposições, e participação feiras de arte nacionais e internacionais, a Galeria Murilo Castro realiza uma série de palestras que conectam a comunidade, profissionais de arte e artistas para gerar respostas às questões sociais e culturais, desenvolvendo uma relação mais próxima entre os artistas e público interessado em aprender e colecionar arte contemporânea. Hoje, a galeria está instalada em Belo Horizonte um espaço de 600 m², cuja arquitetura reflete o espírito aberto do modernismo brasileiro e o desejo da galeria de apresentar novas idéias e experiências, contribuindo para a disseminação e a valorização da arte contemporânea. E em Miami em um espaço de 120m² visando apresentar exposições que sejam significativas dentro de um contexto internacional e vibrante assim como a cidade de Miami.

SERVIÇOS:

Local: Spetu´s Bar e Cervejaria - Rua Dr. Franklin de Castro, 124 – Centro/Araxá

- 24/05, às 19:30h: Abertura da Exposição “Coletiva Contemporânea Brasileira”, da Galeria Murilo Castro

Às 20h: Palestra “A Arte como Investimento” – com o Galerista Murilo Castro

- 25/05, a partir das 12h: Visita guiada com apresentação dos Artistas e das Obras expostas

Às 13h: Apresentação musical com Rogério Dias

- 26/05, às 12h: Apresentação Musical e Sarau Literário do Fliaraxá

Às 17h: Encerramento da Exposição “Coletiva Contemporânea Brasileira”