22/03/2024 - Comitiva do Iepha visita Araxá para vistoria a prédios e espaços tombados do município

Araxá recebeu nesta semana uma comitiva do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), para vistorias a prédios e espaços tombados do município. Entre os locais visitados estiveram a Pensão Tormin, o Cine Teatro Brasil, a Igreja São Sebastião e o Complexo do Barreiro.

As visitas foram acompanhadas por servidores da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e da Secretaria Municipal de Obras, Corpo de Bombeiros e Ministério Público. O objetivo foi a realização de um estudo para elaboração de termos de referência aos projetos propostos a cada local.

Na edificação da Pensão Tormin, foi realizada a elaboração de um laudo do estado de conservação da estrutura, com abertura de um processo administrativo para avaliação do tombamento estadual do prédio. No Cine Teatro Brasil, a vistoria buscou verificar as condições do espaço para instalação de um Centro Cultural.

Na Igreja São Sebastião foi realizada uma vistoria para delimitação da área ao entorno do prédio. O local já possui tombamento estadual. Já no Barreiro, foi feita uma avaliação da área de tombamento do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro e uma vistoria no acervo do Grande Hotel.