15/09/2023 - Museus de Araxá recebem a programação da 17ª Primavera dos Museus entre 19 e 22 de setembro

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) participa, entre os dias 19 e 22 de setembro, da programação da 17ª Primavera dos Museus, com atividades gratuitas abertas à comunidade. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a ação traz em 2023 o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”.

A temática ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.

Em Araxá, palestras, bate-papos, apresentações musicais e teatrais, dinâmicas e exibição de curtas-metragens estão entre os destaques da programação, que acontece nos museus Legislativo e da Imagem do Som, Dona Beja, Calmon Barreto e Memorial de Araxá e Centro de Referência da Cultura Negra.

A presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, ressalta que a programação foi concebida para que toda comunidade tenha a oportunidade de participar das atividades.

“Toda programação foi elaborada para atender a comunidade em geral, com muitas atividades e temas diferentes em cada dia. Nosso objetivo é democratizar o acesso aos museus e trabalhar os temas propostos este ano. Teremos discussões importantes para nossa sociedade, com atividades diurnas e noturnas”, destaca.

Museu do Legislativo e da Imagem e do Som

Dia 19/09 (terça-feira), das 8h às 9h30 e das 14h às 15h30
Tema: Memórias e Democracia
- Exibição de curta-metragem e palestra sobre espaços culturais brasileiros que contemplam os temas pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas.

Museu Histórico de Araxá - Dona Beja

Dia 20/09, quarta-feira, das 8h às 10h
Tema: Indígenas

- Palestra sobre a história dos índios Arachás e seus costumes, com o Pajé Karkará Uru e Cacique Al Java;
- Exibição do curta-metragem “Arachazinho e sua turma”;
- Dinâmica “Respeitando o espaço” e roda de conversa “Diversidade e seu Conceito”, com o psicólogo Matheus Severino.

Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá

Dia 21/09, quinta-feira, das 18h30 às 20h30
Tema: Pessoas LGBT+ - Projeto Amar é Um Direito de Todos

- Palestra “Diversidade e Democracia” e dinâmica “O Peso de Ser Diferente”, com o psicólogo Matheus Severino;
- Reflexão de poema sobre diversidade
- Caminhada até a fonte do Teatro Municipal e ato simbólico com soltura de balões.

Centro de Referência da Cultura Negra
Dia 22/09, sexta-feira, das 19h às 22h.
Tema: Quilombolas

- Encenação do “Monólogo dos Enforcados”;
- Roda de conversa “A Força do Aquilombamento”, com a psicóloga Ismayla Roque;
- Dramatização de poema com os alunos da Escola Municipal Benedito de Paula Filho;
- Samba de Roda;
- Food trucks durante todo o evento.