04/08/2023 - Sede da Fundação Cultural Calmon Barreto contempla exposições e espaços destinados a artistas

Um local de preservação, valorização e incentivo à cultura. Além de uma arquitetura exuberante, a sede da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) traz a possibilidade para que turistas e araxaenses possam apreciar a história da cidade e participar de grandes eventos, além de ser um palco para que artistas desenvolvam seu trabalho.

Reinaugurado recentemente, o prédio ganhou novos espaços. Entre eles estão exposições; um memorial; uma galeria a céu aberto com obras de Calmon Barreto; e um deck exclusivo para ensaios, mostras e apresentações culturais, aberto a todos os artistas. A preservação do ofício do tear mineiro, realizada pelo Ateliê de Tecelagem “Hermantina Drummond” é um chamariz à parte.

A presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, destaca que os espaços têm o objetivo de contemplar a população com novas possibilidades. “Com a revitalização do prédio, além de toda a estrutura que abriga o setor administrativo da fundação, pensamos também em dar novos usos ao local. Uma das novidades é que contaremos com exposições temporárias, que poderão ser sediadas por quem tiver interesse”, ressalta.

Interessados em requerer a utilização de algum dos espaços devem apresentar um ofício à secretaria da instituição pessoalmente ou pelo e-mail ( secretaria.presidencia@fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br ). Informações podem ser adquiridas pelo telefone: (34) 9.9313-0057. Escolas e professores que queiram realizar um tour com alunos também podem solicitar a visita.

“O pátio da fundação, que sempre recebeu grandes eventos, continuará com esta finalidade. Temos uma agenda aberta até o fim do ano, sendo que a próxima grande apresentação será um concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que acontece no dia 7 de setembro”, complementa Cynthia.

Conheça os espaços

- Exposição “Da Estação à Fundação”: retrata por meio de fotos uma linha do tempo que começa na inauguração do prédio em 1926, passando pelos tempos de estação ferroviária com o transporte de cargas e passageiros até a retirada dos trilhos do centro da cidade, chegando ao local como é hoje.

- Memorial “Sebastião Carregador”: Sebastião Alves Moreira entrou para a Rede Mineira de Viação em 1933, para exercer seu primeiro e único emprego como carregador de malas, o que originou seu apelido. O memorial é uma homenagem a sua importância na história do prédio e da estação ferroviária.

- Ateliê de Tecelagem “Hermantina Drummond”: é o setor que preserva o ofício do tear mineiro. Quem visita o espaço tem a oportunidade de conhecer todo o processo de produção da tecelagem, desde o descaroçamento do algodão à cardagem, até a montagem do fio e do tecido no tear. A partir de setembro, o ateliê passará a oferecer cursos gratuitos à comunidade.

- Passarela Trilhas da Vida: totalmente acessível a cadeirantes, o local conta com banquinhos, área verde e quatro esculturas do artista plástico Calmon Barreto, se tornando uma galeria a céu aberto, ideal para momentos de descanso e leitura.

- Deck: é um novo espaço criado com a reinauguração da Fundação Cultural Calmon Barreto. Ele pode ser utilizado para ensaios, apresentações culturais e feiras.

- Pátio da fundação: realização de oficinas, cursos e eventos.

Exposições temporárias

- Exposição “Memória das Colchas”: é contada por meio de 12 colchas, que resgatam a história e momento de vida em que elas foram produzidas pelas tecelãs. Aberta à visitação de segunda a sexta-feira, até 20 de agosto, no Ateliê de Tecelagem Hermantina Drummond.

- Exposição “Marmorizando Pensamentos”, de Adoil Costa: 11 esculturas de mármore, em arte abstrata, proporcionam a cada visitante a possibilidade de uma interpretação individual diferente sobre cada uma. Aberta à visitação de segunda a sexta-feira, até 29 de setembro, no hall de entrada da FCCB.