17/09/2018 - 12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS EM ARAXÁ 17/09 a 21/09/2018

Começou na segunda-feira, 17 de setembro, a 12ª Primavera dos Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a edição desse ano propõe uma reflexão sobre a função educativa dos museus e de despertar o interesse e o aprendizado em diferentes áreas do conhecimento, da vida em sociedade, da preservação da memória, e da valorização dos patrimônios museológicos e musealizados.

Foram cerca de 900 instituições participantes, com eventos variados em todo país. E esse ano, os museus de Araxá também se fizeram presentes, com atividades diversificadas, distribuídas pelas instituições museológicas da cidade. As ações foram promovidas pela Administração Municipal, através da Fundação Cultural Calmon Barreto e foram realizadas na sede da Fundação, no Centro de Referência da Cultura Negra com a AÇÃO EDUCATIVA - Palestras sobre os negros de nossa história, no Museu Calmon Barreto com Contação de histórias sobre a vida de Calmon Barreto e no Memorial de Araxá com o Projeto “De Mala e Cuia”.

A abertura da semana ocorreu em parceria com a AABB Cultural, através do Projeto “Mala e Cuia”. Segundo a Supervisora de Museus e Bens Culturais, Maria Angélica Torres Gotelip Barbosa, o projeto visa levar às escolas participantes peças antigas que fizeram parte do cotidiano das famílias há tempos atrás e que, para as crianças são pura novidade, dando a oportunidade de conhecerem um pouco mais da história, contada através desses objetos. As peças ficaram expostas durante a semana e as crianças visitaram os espaços e realizaram diversas atividades de pesquisa e exploração dos itens “da mala”, aproximando ainda mais o Museu das escolas e completando essa importante função dos museus: EDUCAR...

Na 4ª feira, dia 19/09, os alunos da AABB Cultural realizaram uma visita à Fundação Cultural Calmon Barreto, guiados pela funcionária Sueli Caetano, que propiciou aos alunos o conhecimento sobre a importância da instituição na vida cultural da cidade e um pouco mais da história do prédio e da Antiga Estação Ferroviária.

Também na 4ª feira, os alunos da Escola Estadual Maria de Magalhães visitaram o Centro de Referência da Cultura Negra, onde participaram da palestra proposta.

Os alunos da Escola Estadual Vasco Santos visitaram o Memorial de Araxá e conheceram um pouco mais da história da cidade, através de seus ilustres cidadãos, que hoje são homenageados no Memorial.

Na 5ª feira, dia 20/09, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Vasco Santos visitarem o Memorial de Araxá e o Museu Calmon Barreto e participarem das atividades da 12ª Primavera dos Museus.

Sexta-feira, dia 21/09, o Museu Calmon Barreto foi contemplado com a visita dos alunos da AABB Cultural, que, além de conhecerem um pouco mais da vida e da obra de Mestre Calmon, tiveram a oportunidade de participarem de uma atividade de desenho, escolhendo obras do acervo para serem reproduzidas. Após a visita, se dirigiram ao Memorial de Araxá, onde participaram de um piquenique e apresentaram o Coral da AABB, com cerca de 60 crianças, fechando com chave de ouro a Semana da 12ª Primavera dos Museus, onde Celebrar a Educação foi o objetivo maior.