22/09/2023 - Programação voltada ao público LGBT+ marca o terceiro dia da Primavera dos Museus em Araxá

A programação do terceiro dia da 17ª Primavera dos Museus em Araxá teve como tema "pessoas LGBT+". O evento aconteceu nesta quinta-feira (21), no Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá, com participação do prefeito Robson Magela, da presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Cynthia Verçosa, do secretário municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), equipe da Fundação Cultural Calmon Barreto e população em geral.

As atividades contaram com a palestra “Diversidade e Democracia” e a dinâmica “O Peso de Ser Diferente”, ministradas pelo psicólogo Matheus Severino, da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes também fizeram uma caminhada até a fonte do Teatro Municipal e realizaram um ato simbólico com soltura de balões brancos, em respeito à diversidade e em referência ao Setembro Amarelo (Campanha de Prevenção ao Suicídio).

O prefeito Robson Magela destaca que a iniciativa visa estimular a elaboração de programações especiais em museus brasileiros voltadas para um mesmo tema.

“É muito importante a participação de Araxá em um evento tão grandioso, de abrangência nacional, como a Primavera nos Museus. As programações promovem a inclusão e a conscientização em relação à promoção da igualdade. E essa discussão sobre cultura, conhecimento e inclusão é extremamente necessária para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, reforça.

A estudante Ana Gabriela Silva Abdo, de 16 anos, ressalta sobre a importância do fomento do conhecimento em espaços culturais. “Eu, como uma pessoa LGBT+, considero fundamental a discussão dessas pautas em museus e em teatros. Inclusive, houve uma abordagem sobre o Setembro Amarelo, algo que pouca gente fala, mas que precisa sempre ser falado. Gosto muito de participar de eventos como esse. Sempre que posso, prestigio”, diz.

De acordo com o palestrante Matheus Severino, é preciso abordar questões incluindo a diversidade e a construção da democracia. “O mais importante no final de tudo é a troca que a gente tem com as pessoas. No final das contas a diversidade vem para isso, para agregar e somar com a sociedade para que a gente evolua de uma maneira muito mais assertiva”, destaca.