A Fundação Cultural Calmon Barreto comemora hoje, 27 de junho, 39 anos promovendo a cultura em Araxá.
Desde 1984, a instituição tem a missão de reconhecer, proteger e valorizar a arte, os artistas e tudo o que envolve a cultura na nossa cidade.
Histórico
Na década de 1980, a necessidade de se criar um órgão em prol da memória e da cultura do povo era urgente. A Fundação Cultural Calmon Barreto nasceu com o objetivo de solucionar esta lacuna. Um grupo de pessoas, imbuído de sensibilidade e comprometimento com a arte e a cultura, escolheu como patrono o artista araxaense Calmon Barreto, grande incentivador desta criação.
Constituída em 27 de junho de 1984, através da Lei Municipal 1.905, a FCCB teve como sua primeira casa o “Museu Regional Dona Beja”. Em fevereiro de 1985, com a assinatura do Termo de Comodato da antiga Estação Ferroviária Oeste de Minas, entre a Rede Ferroviária Federal e a Prefeitura Municipal, a Estação passa a ser a sede definitiva da Fundação. O termo se manteve até 18 de março de 1988, quando o prédio passou a ser propriedade definitiva do Município.
Há 39 anos, a Fundação Cultural é gestora e incentivadora cultura e da arte no município. Em 2023, a história da FCCB ficará marcada pela entrega da maior reforma já realizada em sua sede. Que venham novas e positivas transformações!