Setor de Eventos

O Setor de Eventos da Fundação Cultural Calmon Barreto é o responsável pelo desenvolvimento das atividades culturais da instituição. Compete ao Setor fomentar as ações em todas as áreas culturais envolvendo diferentes segmentos da sociedade.

Responsável por incentivar as manifestações culturais nas escolas, clubes, parques, praças, ginásios, cinemas, teatros e, em especial, nos espaços de responsabilidade da Fundação. Elabora uma agenda e mantém contato com a comunidade que necessita de apoio logístico para a realização de diferentes tipos de eventos culturais.

Espaços para Eventos

Centro de Referência da Cultura Negra: localizado no alto do bairro de Santa Rita. Espaço apropriado para montagem de pequenos palcos para apresentações ao ar livre, na parte externa do Centro, na praça ao lado da antiga Árvore dos Enforcados. Comporta aproximadamente 150 pessoas. No interior disponibiliza sanitários, inclusive para deficientes físicos.

Hall da FCCB: espaço aberto, localizado na entrada principal do prédio sede da FCCB. Tem entradas simultâneas, pela escadaria principal e pelo pátio-plataforma. Somado à plataforma do imóvel, comporta eventos intimistas como lançamentos de livros, reuniões, pequenas apresentações, etc. Possui pontos de eletricidade e iluminação para eventos noturnos. Tem também amplo espaço de estacionamento, no pátio. Oferece acesso a deficientes físicos, inclusive sanitários. Comporta entre 30 e 100 pessoas aproximadamente.

Memorial de Araxá: localizado à avenida Antônio Carlos, 116, centro, possui entrada para deficientes físicos aos fundos. Parte externa tem estrutura que pode ser facilmente adaptada para pequenas reuniões, comportando aproximadamente 100 pessoas.

Museu Calmon Barreto: localizado no centro da cidade, rua Dr. Franklin de Castro, 160. Já possui vasto acervo do artista Calmon Barreto ao longo de todas as paredes. Lugar apropriado para pequenas peças teatrais ou musicais, lançamentos de livros e coquetéis. Não comporta grandes estruturas. Disponibiliza pontos de eletricidade e acesso a deficientes físicos, exceto para os sanitários que se localiza no andar superior. Comporta aproximadamente 150 pessoas.

Pátio da FCCB: espaço amplo e aberto, localizado ao fundo do prédio sede da FCCB. Comporta grandes estruturas como tendas, palco e barracas. Possui pontos de eletricidade e iluminação para eventos noturnos. Tem também amplo espaço de estacionamento. Conta com acesso a deficientes físicos, inclusive sanitários. Comporta aproximadamente 2000 pessoas.

Teatro Municipal: o Teatro conta com um palco interno de 10 metros de procênio e 9 metros de profundidade, além de um Teatro de Arena. Lugar super aconchegante para atender eventos de diferentes estilos, do erudito ao popular, como musicais, peças teatrais, infantis, eventos oficiais, literários, acadêmicos, esportivos, escolares, civis, etc. Possui ótima acústica, com instalação moderna, além de boa iluminação e sonorização. A platéia do Teatro comporta 300 lugares e oferece ainda o Teatro de Arena com capacidade para até 2.500 pessoas (gramado). O hall disponibiliza até 70 pessoas, comportando diferentes formatos de eventos. Conta com acesso facilitado e poltronas especiais para o público com dificuldades de locomoção, inclusive sanitários.

Setor de Eventos
Endereço: Praça Arthur Bernardes, nº10, Centro