18/04/2021 - 18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Contos divertidos, letras engraçadas e ilustrações coloridas, esses são alguns dos elementos que dão vida a um livro. No dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um grande escritor da literatura infantil brasileira.
Histórias como as do Sítio do Picapau Amarelo, escrita por Monteiro Lobato, Menino Maluquinho de Ziraldo, ou O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos, Peter Pan de J.M. Barrie, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, marcaram a infância de muitas gerações. Essas narrativas estimulam a imaginação e a fantasia e são muito importantes para o desenvolvimento pessoal e criativo das crianças.
É por isso que a leitura na infância é imprescindível. Através desse processo, as crianças podem vivenciar, mesmo que no imaginário, sensações como medo, vergonha, tristeza, amor, e depois, aprender a associar esses sentimentos às situações vividas no mundo real.
Além disso, a leitura é uma prática essencial que contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais. Geralmente, as crianças que têm acesso à leitura são comunicativas, possuem linguagem oral evoluída, são criativas, curiosas e menos agressivas.
O livro infantil deve ser considerado um grande amigo. Esse camarada pode te acompanhar por todas as fases da vida.