15/01/2020 - HOMENAGEM A NOSSA QUERIDA PROFESSORA

Conceição Rosa de Mesquita ou simplesmente Titina foi daquelas mestras generosas e de uma competência sem igual, coisa rara de se ver nos dias de hoje. Seu interesse, dedicação, assiduidade, empenho e positividade marcaram sua vida profissional ligada sobremaneira à Fundação Cultural Calmon Barreto.

É comum a todos os ex-diretores da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo se referirem a ela como uma profissional comprometida, engajada, de muita fibra, séria e responsável. Conciliada a essa postura espalhava uma energia mansa, uma delicadeza e elegância que a tornava especial e querida por todos.

Antes mesmo de fazer parte do quadro fixo da Escola, Titina já ministrava aulas de piano. Após ingressar por concurso público (1998) tornou-se professora de teoria musical. Durante as aulas, com seu olhar atento e sensível aos talentos de seus alunos, selecionou o primeiro grupo de vozes e criou o Coral Madrigal Sol de Araxá. Por muitos anos à frente do Coral, atuou como regente e também professora de piano.

Inúmeras e incontáveis apresentações musicais estão no seu currículo profissional. Incansável na luta em prol da cultura de Araxá se apresentou durante muitos anos como co-repetidora ao lado do barítono e colega de trabalho Henrique Natal Vieira, também seu amigo pessoal.

A sua energia e vontade de trabalhar levaram a se aposentar por força administrativa, pois se dependesse de sua vontade, não pararia nunca. Em 2015, quando se desligou da FCCB, a instituição a homenageou por todo o seu trabalho dedicado à frente do Coral Madrigal Sol de Araxá e da Escola de Música que viu nascer.

Rendemos nossa homenagem com todo o carinho que ela merece. Titina deixa um legado de amor à música, ao trabalho, aos amigos e à cultura de Araxá.