21/03/2019 - INAUGURAÇÃO DO MUSEU DO LEGISLATIVO-MUSEU DA IMAGEM E DO SOM E MUSEU SACRO DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

Reinaugurar o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Legislativo e o Museu Sacro da Igreja de São Sebastião é dar aos araxaenses e aos visitantes a oportunidade de conhecer nossa história e nossas obras de arte.

Os nossos sinceros agradecimentos ao seu apoio, ao apoio do Gabinete e às demais secretarias da Prefeitura.

Muitos colaboraram! Várias foram as mãos que se uniram para que esse momento de memória e cultura se consolidasse:

Em especial, o Legislativo de Araxá, através do atual presidente Carlos Roberto Rosa, dos vereadores e colaboradores da Câmara.

Não poderia deixar de ressaltar o grande apoio do ex-presidente da Câmara, o vereador Fabiano Santos Cunha, que endossou nosso pedido de mais peças para enriquecer o acervo do Museu do Legislativo e, juntamente com a atual gestão, concretizou a doação.

O Padre Elcimar, pároco da Igreja de São Sebastião, por nos confiar o acervo do Museu Sacro e entender que ele ficará exposto, temporariamente aqui, para visitação.

A Rádio Imbiara, hoje, aqui representados por Maria Rita e José Deusdedit Filho pela significativa doação do acervo e demais pessoas que forneceram peças para o acervo do Museu da Imagem e do Som.

A supervisora dos Museus Maria Angélica - Tatá Gotelip - e toda sua equipe pela montagem do espaço.

Os colaboradores da Fundação Cultural Calmon Barreto pelas diversas e importantes contribuições neste projeto.

Recorrendo ao passado, relembramos que este casarão, datado das primeiras décadas do século XIX, serviu como residência e instituição de ensino antes de ser adquirido pela Câmara Municipal de Araxá.

Josefa Pereira herdou o casarão de seu companheiro, somente após vencer na justiça. Assim, Josefa mostrou a força e a garra de uma mulher da raça negra que lutou por seus direitos e pôde preservar esse belo casarão.

Neste Sobrado, grandes decisões foram tomadas. Desde 1895 é propriedade do governo municipal. Foi sede da prefeitura de 1915 a 1977. Aqui, no Palácio Nagib Feres, muitos políticos iniciaram suas carreiras. A história política de Araxá está ligada a esse importante imóvel, patrimônio tombado desde 1990.

Dentro de instantes vamos adentrar pelos espaços e teremos mais um equipamento cultural destinado à memória de Araxá e também a oportunidade de resgatarmos o passado através de diferentes ambientes instalados nos dois pisos do Palácio.

Apesar de todo o cenário econômico e social que o país está enfrentando, Araxá é uma cidade privilegiada. A administração não tem medido esforços para, dentro do possível, fazer em prol da cultura. E hoje o centro histórico de Araxá respira “cultura”:

O imóvel do Museu Dona Beja foi adquirido pela Administração, os recursos para suas obras já estão depositados, aguardando apenas trâmites legais para seu início.

O Museu Calmon Barreto foi reformado e todo o acervo do nosso artista maior foi, finalmente, adquirido.

O Memorial de Araxá e o Teatro Municipal estão constantemente em manutenção e em pleno funcionamento, realizando inúmeros eventos culturais para a cidade.

O Centro de Referência da Cultura Negra foi totalmente reformado e repaginado, oferecendo mais conforto e estrutura para os visitantes.

A Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo atuante na sociedade e presente em todos os eventos oficiais da administração.

Cultura é toda forma de expressão de um povo. É sua arte, sua arquitetura, sua culinária e, acima de tudo, sua identidade.

Com a entrega de hoje, o centro de Araxá é contemplado com um circuito histórico e cultural bem no coração da cidade, e que pertence a todos nós, araxaenses!

Assim, como a nossa casa, ele estará sempre aberto a todos os que amam Araxá e querem mergulhar na sua história.