Centro de Referência da Cultura Negra

Espaço inaugurado em maio de 2004 pela Prefeitura com administração da Fundação Cultural Calmon Barreto, o Centro de Referência da Cultura Negra está localizado no alto de Santa Rita, ao lado da Árvore dos Enforcados. É importante dizer que é o primeiro deste gênero em Minas Gerais.

A criação do Centro de Referência da Cultura Negra significou a culminância de um espaço apropriado para reunir todos os movimentos negros como a Associação de Congo e Moçambique, Associação de Hip-Hop, Associação de Capoeira, Associação Carnavalesca, Associação de Religiões de Matrizes Africanas (Umbanda e Candomblé). Oportunizou a divulgação da cultura afro, com a realização de atividades e eventos ligados à raça negra e a realização de cursos profissionalizantes.

O Centro de Referência é destinado à preservação da memória da raça negra, com uma galeria de objetos, biografia e fotos dos cidadãos que tiveram destaque em suas atividades profissionais.

Há ainda uma galeria de fotos da exposição ‘Páginas em Preto!’ do fotografo araxaense Drigo Diniz que traz imagens e vozes de personagens negros, que reivindicam seu necessário e justo protagonismo na construção de uma narrativa pautada em discussões sociais, étnicas e históricas. Cada retrato evidencia os enfrentamentos desse povo, por meio de uma reflexão acerca da realidade social brasileira.

Araxá se destaca no cenário cultural por valorizar a cultura negra e demonstrar, através de ações interligadas ao poder público, que oportunizar o acesso às diferentes tradições é uma importante forma de inclusão social.

Endereço: Rua da banheira, 173 - Santa Rita - CEP 38181- 425

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Sábados das 9h às 15h.

Domingos e Feriados das 8h às 12h.