Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações

O Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações da Fundação Cultural Calmon Barreto é o responsável pela construção da memória do município, pela política de administração e preservação de bens culturais, dedicando-se à preservação documental coligida na instituição, à pesquisa histórica e à sua divulgação, através da revista O Trem da História e de outras publicações.

Inicialmente denominado Centro de Preservação do Patrimônio Histórico, seu projeto foi elaborado com o objetivo de oferecer dados históricos à comunidade através das instituições educacionais e culturais do município, bem como dispor informações a órgãos regional e nacional, e despertar a sociedade para a importância da pesquisa como fonte de subsídios que permita conhecer sua origem.

Reúne uma biblioteca especializada em títulos da Literatura, história local e regional e um vasto arquivo, tais como: Arquivo de Levantamento de Bens Culturais, Biblioteca, Arquivo do Departamento de Patrimônio Histórico e do Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações, Arquivo do Poder Judiciário (1º e 2º Ofícios), Arquivos de Periódicos, Arquivos do Museu Dona Beja, Arquivo do Levantamento da Imigração em Araxá, Parte do Arquivo de Registro Civil da Igreja Matriz de São Domingos, Arquivo Fotográfico, Arquivo da Família Aguiar, Arquivo de Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, Arquivo da Prefeitura da Câmara Municipal de Araxá.

O Setor exerce a função de Arquivo Público ao catalogar documentos históricos e disponibilizar à sociedade as informações contidas no acervo através do atendimento à imprensa, à administração municipal, às empresas, aos estudantes e ao público em geral.

Praça Arthur Bernardes, 10
Centro - CEP: 38.183-218