20/01/2022 - Igreja Matriz de São Sebastião / Museu Sacro

 Igreja Matriz de São Sebastião / Museu Sacro

José Pereira Bom Jardim e Bento Antônio da Boa Morte foram um dos  primeiros moradores de Araxá e como católicos praticantes fundaram a Irmandade de São Sebastião. Bom Jardim tornou-se provedor geral desta Irmandade e iniciou a construção da Igreja de São Sebastião. Bento Antônio foi o  escultor das imagens que compõem o acervo da Igreja.

Na Igreja são exercidas todas as funções e atos religiosos desde a sua construção sobressaindo-se as festividades da Semana Santa e a tradicional Festa de São Sebastião, comemorada a 20 de janeiro, desde 1811.

De 1938 em diante, a Igreja passou por várias reformas que sempre visaram a resguada-lá como templo católico e monumento histórico-arquitetônico.

Em 1979 foi tombada pelo IEPHA — Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico através do decreto do Governo do Estado nº 19.908 de 22 de maio de 1979.

Com a finalidade de preservar e divulgar a história religiosa da cidade foi inaugurado em 19 de dezembro de 1991 o Museu Sacro, cujo o acervo é composto por imagens e alfaias.

Plano de Contingência