Turismo em Araxá


Grande Hotel - Barreiro

Hotel inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas e pelo governador de Minas Gerais, Benedito Valadares em 1944. Inspirado no estilo missões com influência neoclássica, o projeto construído em 33 mil m2 é de autoria do arquiteto Luiz Signorelli. Bem tombado pelo Estado e pelo município, já hospedou quase todos os ex-presidentes da República. Sedia encontros, congressos, feiras e eventos, a nível nacional e internacional. Oferece atividades de lazer, eventos culturais, gastronômicos e temáticos. O parque e os jardins são de autoria do paisagista Roberto Burle Marx.

Estância do Barreiro, Av. Águas de Araxá, s/nº
A 5Km da cidade
(34) 3669-7000

Termas - Complexo do Barreiro

As Termas estão integradas ao Grande Hotel através de uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e pontos turísticos do Estado, com iluminação natural por meio de pequenas aberturas quadradas no teto. Os vitrais da cúpula da rotunda central, confeccionado pelo artista belga Frank Urban, retratam a história de Araxá. A arte de Rocha Ferreira estampa as paredes e conta a história dos banhos, através da humanidade. O piso da rotunda, em mármore de pedras pretas e brancas, tem ao centro uma imensa Mandala de oito pontas, que proporciona ao visitante, um culto ao silêncio, à saúde, à beleza e à contemplação. As Termas possuem vários serviços de relaxamento e de tratamentos estéticos.

Estância do Barreiro, Av. Águas de Araxá, s/nº
A 5 Km da cidade
(34) 3669-7006

Fonte Dona Beja - Complexo do Barreiro

Projeto assinado pelo engenheiro-arquiteto Raphael Hardy Filho, da equipe do arquiteto Luiz Signorelli. A água radioativa brota entre rochas vulcânicas de uma gruta estilizada em forma de emanatório. Suas águas possuem propriedades que ativam o metabolismo e estimulam a diurese, atuando como agente hipotensivo e desintoxicante. Atua no tratamento de doenças respiratórias, além de fazer bem aos cabelos, à pele e ao organismo de forma geral. No plano superior, um mirante oferece ao visitante uma bela vista do Parque.

Estância do Barreiro, Av. Águas de Araxá, s/nº
A 5Km da cidade
(34) 3669-7000

Fonte Andrade Júnior - Complexo do Barreiro

Obra datada de 1944, de autoria do arquiteto Francisco Bologna. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro Andrade Júnior, hidrólogo responsável pela descoberta do seu valor mineral. Jorra água sulfurosa, alcalina e bicarbonatada, cujas propriedades são indicadas para auxiliar nos tratamentos de diabetes, gota, obesidade, dores reumáticas, problemas de pele, dentre outros. Abriga réplicas de fósseis pré-históricos como preguiça gigante e um mastodonte, que foram encontrados durante as escavações para construção do Grande Hotel.

Estância do Barreiro, Av. Águas de Araxá, s/nº
A 5Km da cidade
(34) 3669-7000

Igreja Matriz de São Domingos

Em homenagem ao padroeiro da cidade, São Domingos de Gusmão, a igreja foi inaugurada em 1948, após 37 anos de obra. O estilo arquitetônico reúne características romanas com elementos góticos. Possui belíssimas pinturas internas assinadas por Alberto Paulovich. Capelas, murais, vitrais e elementos decorativos integram seu interior. Desde 2000 este importante patrimônio cultural e religioso da cidade está protegido por tombamento.

Praça São Domingos, centro
De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17:30h
Missas: segunda a sexta, às 06:30h e 19h.
Sábado: 19h
Domingo: 7h, 9h, 18h e 19:30h
(34) 3662-4429

Santuário Nossa Senhora de Fátima

Capela inaugurada em 2003 em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Resguarda uma réplica da imagem existente em Portugal e foi especialmente abençoada pelo bispo de Leiria. Obra arquitetônica arrojada, assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake. O local oferece uma bela vista panorâmica da cidade.

Alameda D. Helena Pereira de Morais, s/nº
Bairro Morada do Sol
Missa aos domingos, às 17h

Capela Mártir Filomena

Construída no entorno do túmulo da “Mártir Filomena”, tida como milagreira. Viveu em Araxá no século XIX, foi excluída do convívio social por ter contraído varíola. O local foi edificado como ato de devoção e, hoje, várias graças lhe são atribuídas. Com o objetivo de manter viva a tradição folclórica, desde 1990 é realizada uma festa popular que mistura cultura, arte, música, folclore e devoção, tudo em louvor à Mártir Filomena, com a promoção de um grande encontro de Folias de Reis realizado anualmente no início do mês de maio.

Av. Honório de Paiva Abreu, 505, B. Bela Vista
(34) 98831-1537
De domingo a sábado, das 7h às 16:45h

Obras Assistenciais Casa do Caminho

Instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Um lugar de paz, orações e reflexões. Integram amplos espaços com agradáveis áreas verdes e jardins aliados a um tratamento humanizado e serviços de saúde para idosos, pessoas com necessidades de cuidados especiais e para a comunidade em geral. Criada em 1980 por José Tadeu Silva é fundamentada pela doutrina espírita kardecista.

Rua Rio Grande do Sul, 618, B. São Geraldo
Visitação: de segunda a domingo, das 9h às 18h
Agendamento para caravanas
Culto aos sábados, 19h
(34) 3662-5409

Fundação Cultural Calmon Barreto
Ateliê de Tecelagem – Tear Mineiro

O prédio foi construído para sediar a Estação Ferroviária Oeste de Minas. Inaugurado em 1926, apresenta elementos no estilo neoclássico. Sua plataforma assistiu chegadas e partidas de muitas personalidades políticas, artísticas e esportivas. Em 1990 é tombado pelo município. Órgão da administração indireta, a FCCB é responsável por fomentar a cultura e administrar os Museus municipais, a Escola de Música, o Centro de Referência da Cultura Negra e o Teatro Municipal. Abriga o Arquivo Público, preserva a memória histórica da cidade através de fotografias, documentos, publicações e jornais. Sedia grandes feiras, festivais, eventos e festas.
Possui o genuíno artesanato em tear mineiro, com ateliê de tecelagem e loja dos produtos confeccionados.

Ateliê de Tecelagem – Tear Mineiro
Praça Arthur Bernardes, 10 - Centro
Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
(34) 3612-9339
(34) 3612-1627

Museu Histório de Araxá - Dona Beja

Casarão colonial da primeira metade do séc. XIX, foi transformado em Museu em 1965 pelo jornalista Assis Chateaubriand e tombado como patrimônio histórico em 1990. Composto por um admirável acervo, apresenta a história de Araxá através de objetos de época como móveis, oratórios, louças, indumentárias e obras de arte. Homenageia a personagem Dona Beja, figura intrinsecamente ligada à história da cidade.

Praça Coronel Adolpho, 98 - Centro
FECHADO PARA RESTAURAÇÃO

Museu Calmon Barreto

Museu criado em 1996 para homenagear o mais famoso artista plástico araxaense, Calmon Barreto (1909-1994). Com o objetivo de abrigar e divulgar sua arte, o Museu expõe cerca de 300 peças entre esculturas, desenhos, moedas, gravuras e pinturas. Através da arte de Calmon é possível conhecer a história de Araxá e região. Calmon Barreto ingressou na Escola Nacional de Belas Artes em 1922, como aluno. Ao longo de sua vida foi professor e alcançou a função de diretor e reitor na instituição, ocupando-a até 1965. Recebeu inúmeras premiações como gravurista, escultor e medalhista.

Rua Dr. Franklin de Castro, 160 - Centro
Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Sábado e feriados, das 10h às 16h
Domingo, das 8h às 13h
(34) 3612-1584

Centro de Referência da Cultura Negra

Espaço criado em 2004 com o objetivo de manter viva a tradição da cultura afro-brasileira. Abriga um memorial com objetos que remontam à época das comunidades quilombolas. É ponto de encontro para as associações da cultura popular, do folclore e das religiões de matrizes africanas. Possui a Biblioteca Professor João Rios Montandon e oferece apoio aos projetos pedagógicos de cultura afro para as Escolas.

Rua Gustavo Martins de Oliveira, 70 – B. Santa Rita
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
(34) 3611-4334

Memorial de Araxá

Criado em 2008 para homenagear as pessoas que contribuíram para a construção da história de Araxá. O acervo é composto por móveis, quadros, instrumentos musicais, fotografias e outros objetos que foram doados pelas famílias de mais de 180 homenageados. Esses cidadãos que aqui viveram estão nomeando praças, ruas, bairros ou fazem parte da memória afetiva da cidade. Há um espaço para a realização de eventos, atividades culturais e artísticas.

Av. Antônio Carlos, 116 - Centro
Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Sábado e feriados, das 10h às 16h
Domingo, das 8h às 13h
(34) 3612-2134

Parque do Cristo

O Parque oferece inúmeras opções, como brincar, caminhar, fotografar, praticar atividade física ou uma boa leitura. Com uma das mais belas vistas da cidade, o visitante conta com parquinho infantil, equipamentos de ginástica, loja de artesanato e souvenirs, mirante, dentre outros. O acesso pode ser feito a pé, via escadaria, ou por carro, pela Av. Washington Barcelos. A imagem do Cristo Redentor foi instalada no alto de Santa Rita em 1965. O parque foi inaugurado em 08/08/1983 e reinaugurado em 19/12/2017.

Av. Washington Barcelos, 235 – B. Santa Rita
Aberto todos os dias, das 7h às 22h
(34) 3664-5804

Teatro Municipal

Projeto assinado pelo arquiteto Gustavo Pena e construído em 2012, cumpre o objetivo de aliar beleza e funcionalidade. Com capacidade para 300 lugares, o palco interno sedia eventos de diferentes estilos como peças teatrais, musicais, workshops, palestras, homenagens, formaturas, treinamentos, shows etc. O volume que aflora do solo abre-se para uma esplanada, criando um Teatro de Arena, funcionando como uma concha acústica. Graças a esse espaço, o palco pode ser usado de forma simultânea para dois eventos: com formato espontâneo, no gramado, ou mais formal, no interior do Teatro. O hall de entrada é perfeito para exposições de arte, lançamento de livro, vernissage, coquetéis literários etc.

Av. Antônio Carlos, s/nº Centro
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Sábado e feriados, das 9h às 14h
E em dias de Evento
(34) 3691-7011

Horizonte Perdido

Aqui você encontra, aos finais de semana e feriados, restaurante e serviço de bar com a típica comida mineira. Há um amplo salão para recepções diversas, mediante agendamento prévio. Localizado no alto da Serra da Bocaina há uma das melhores rampas de voo livre do país. Cenário para campeonatos mundiais, brasileiros e mineiros de voo livre, corridas de aventura etc.

Estrada Araxá-Tapira, Km 2 entrar à esquerda (estrada de terra). A partir daí são 8 km até a sede.

Palácio Nagib Feres

MUSEU DO LEGISLATIVO Criado em 2010, o Museu tem a finalidade de preservar documentos, publicações oficiais, móveis e objetos da Câmara Municipal de Araxá. Instalado no segundo andar do Palácio, seu acervo é constituído por painéis, objetos, fotos, obras de valor artístico e documentos provenientes do processo legislativo.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM Criado em 2001, o acervo discográfico ocupa o andar térreo do Palácio e é composto por mais de 16 mil discos de vinil de épocas variadas, de 1940 até os anos 2000. Diferentes estilos como MPB, samba, chorinho, música clássica, rock, jazz, blues, marchinhas de carnaval, ópera, gospel, instrumentais, maxixe, bolero e outros podem ser encontrados na coleção.

MUSEU SACRO DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO Possui um significativo acervo da história da Igreja de São Sebastião e da cidade. Destaque para as imagens sacras em madeira policromada, do artista Bento Antônio da Boa Morte, escultor do início do século XIX. A Igreja foi construída em estilo colonial por José Pereira Bom Jardim (sepultado na porta da Igreja) em 1804. É a mais antiga edificação eclesiástica da cidade. Desde 1979 é um patrimônio tombado pelo Estado e municipal desde 1996. Ela está fechada para restauração.

Praça Cel. Adolpho, 09
Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Sábado e feriados, das 10h às 16h
Domingo, das 8h às 13h
(34) 3612-9852





O QUE FAZER EM ARAXÁ

Instagram: @agendaaraxa
Agenda Encantos de Araxá
Site FCCB