DOCE AMBROSIA

DOCE DE AMBROSIA

 

Registro: Decreto Municipal Nº 1.375 de 19/09/2011.

 

Histórico: Os portugueses trouxeram para o Brasil a grande maioria dos doces que conhecemos hoje. Não há como negar a influência deles em nossos hábitos e em nossa culinária. Sabemos que por muito tempo o Brasil serviu apenas como abastecedor de matérias-primas para a Europa. A busca por especiarias, madeiras e metais (escassos no velho mundo) aliados às histórias sobre pedras preciosas gigantescas e montanhas de ouro e prata atiçaram a cobiça dos homens que se aventuraram na busca de novos continentes.

Ao longo do tempo, os portugueses resolveram se estabelecer definitivamente no Brasil. Por volta de 1530, grupos fugidos de perseguições, principalmente religiosas e degredados acusados de variados crimes, além de homens em busca de enriquecimento rápido aqui se aportaram. Mais tarde, famílias inteiras, em busca de novas oportunidades de vida, começaram a se instalar em vários pontos do continente gerando um processo de miscigenação que perdura até hoje. Seus costumes e hábitos começam a se difundir por todas as regiões brasileiras.

De início a profusão de frutas desconhecidas e deliciosas encantam os portugueses. As possibilidades culinárias são imensas e assim, testando diferentes combinações, doces renomados e tradicionais em Portugal eram adaptados às frutas encontradas em cada região do Brasil. Aos poucos os habitantes começam a incorporar os costumes portugueses. As frutas que antes consumidas in-natura, começam a passar por variados processos até tornaram-se doces saborosos. A dificuldade maior era conseguir o açúcar, só famílias abastadas, a ele tinham acesso. Décadas depois, com a introdução da cana de açúcar no nordeste, o açúcar seria elemento abundante no Brasil.

O cultivo de cana-de-açúcar, uma experiência que deu certo no nordeste brasileiro se iniciou em meados do século XVII, período de grande tráfico de escravos para o Brasil e de expansão açucareira.

O açúcar na Europa era um produto altamente luxuoso chamado de ouro branco. Com a fartura da produção de açúcar no Brasil, os doces começaram a se difundir por diversas regiões. Doces de variadas frutas, cascas e polpas, tudo era aproveitado e se transformava em nova receita. As quitandas mineiras exibem uma gama tão variada e rica de doces, bolos, biscoitos entre outros que são conhecidas por todo o Brasil.

As frutas da terra tornavam-se compotas e doces nobres, oferecidos com estilo nas mesas senhoriais. Os portugueses usavam e abusavam de tudo que encontravam em nossas terras.

Alguns doces de preparo complicado demoraram a entrar em território nacional, como é o caso da Ambrosia, também conhecida como ”Manjar dos Deuses”, segundo a lenda, o homem que consumisse a Ambrosia, teria o poder de se tornar imortal tamanho era o seu sabor.

A Ambrosia, um doce extremamente saboroso, teve sua primeira aparição em terras mineiras no ano de 1876, quando o ciclo do ouro estava no auge. Um doce totalmente diferente de tudo que havia sido provado, sua origem é incerta, talvez tenha surgido entre os mouros, povo muçulmano que ocupou por séculos a Península Ibérica da qual fazem parte Espanha e Portugal.

O fato é que em Minas Gerais o doce foi muito apreciado, devido ao tempo de preparo era reservado para ocasiões especiais. Nesta época os ingredientes eram adquiridos como mais facilidade para que fosse feito.

Apesar da facilidade de se encontrar ingredientes da Ambrosia, seu preparo, entretanto, mostrava-se muito demorado, podendo levar até oito (8) horas.

A ambrosia era um doce consumido apensas em datas muito especiais, seu preparo era realizado pelas escravas e acompanhado de perto por suas sinhás.

O grande desenvolvimento pecuário e agrícola e as águas poderosas do Barreiro tornaram Araxá famosa em várias partes do mundo, a produção de doces continuou na cidade, mas, em escala menor.

Em meados do século XX, algumas doceiras resolveram investir na produção artesanal e venda de variados doces, inclusive a Ambrosia.

A Ambrosia é, sem sombra de dúvida, um dos produtos mais famosos da cidade, e um dos mais saborosos doces brasileiros.