09/05/2022 - Teatro Municipal recebe a exposição “Objetos de Fé Afro-Brasileiros”

A forte espiritualidade africana atravessou o Atlântico, com os negros traficados, e escalou as montanhas de Minas Gerais. O legado foi a construção de um sincretismo religioso que, desde o período colonial, se faz presente em objetos de fé que fundem evocações e crenças e buscam incorporar a alma africana. Na exposição "Objetos de Fé Afro-Brasileiros", que o 10º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – inaugura no dia 9 de maio, oratórios em diversos formatos e materiais traduzem essa sinergia construída pelo encontro de culturas dos povos formadores do Brasil. A mostra, que tem a consonância com o tema do Fiaraxá, "Abolição, Independência e Literatura", fica em cartaz no foyer do Teatro Municipal Maximiliano Rocha, localizado no Centro de Araxá, com entrada gratuita, até o dia 31 de maio de 2022.

Com curadoria de Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, a exposição traz peças que estiveram onipresentes no espaço colonial, nas casas, na algibeira, na mina e na senzala, fundindo fé e cultura. "Os oratórios de fatura afro-brasileira em exposição nessa mostra estão em seu estado original, tal como foram encontrados nas mais variadas situações. São instalações de diversos materiais que integram a fé e a arte, numa miscigenação do barroco com a alma africana", afirma a colecionadora Angela Gutierrez. Ela completa que estes objetos religiosos, construídos no início da formação da sociedade brasileira, podem proporcionar uma reflexão sobre como as adversidades da história uniram povos e que a africanidade é parte indissociável da cultura brasileira. Produzidos nos mais diversos materiais e técnicas, os oratórios são originários de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil, alguns com apenas 5 centímetros e outros que chegam a quase 2,5 metros de altura.

O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam com exclusividade o 10º. Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, CUFA – Central Única de Favelas de Araxá, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

A exposição:

10º Fliaraxá recebe exposição "Objetos de Fé Afro-Brasileiros"
Período: de 9 a 31 de maio de 2022
Dias e horários: de segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Local: Foyer do Teatro Municipal Maximiliano Rocha – Avenida Antonio Carlos, S/N, Centro