20/09/2021 - WORKSHOP SOBRE A HISTÓRIA NATURAL DE ARAXÁ

A Fundação Cultural Calmon Barreto firmou uma parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias, CEFET-MG/Campus Araxá, para a realização de um Workshop sobre a História Natural de Araxá e região, realizado durante quatro aulas nesse mês de setembro, no Teatro Municipal. O curso foi preparado pelos participantes do Projeto de Extensão Passeio Geológico no Barreiro, cadastrado na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFETMG, através do Edital 69/2020.

Durante o curso, as geólogas, Lúcia Castanheira de Moraes e Bruna Letícia dos Santos, compartilharam nobres conhecimentos com um grupo restrito de servidores da Fundação e ofereceram informações relevantes sobre as razões da existência de riquezas minerais em solo araxaense. As docentes, voluntariamente, deram aulas presenciais e virtuais, e disponibilizaram um material de apoio para os participantes. Estudantes do curso técnico de Mineração também participaram da equipe do projeto auxiliaram, tanto na produção do material didático quanto nos dias do evento, dando apoio na fase de perguntas da plateia.

O Projeto “Passeio Geológico no Barreiro” tem como proposta fundamental disseminar o conhecimento sobre o Complexo do Barreiro, incluir divulgação nas redes sociais de temas científicos e está atualmente desenvolvendo um passeio virtual também com intuito de divulgar a História Natural de Araxá. O Workshop foi desenvolvido em cinco etapas: - Um olhar sobre a paisagem de Araxá; - História da ocupação e a geologia; - Geologia do planeta; - Valorização da Ciência e Importância da História Natural para a sociedade, política e economia de Araxá.

Além do conhecimento histórico, político, artístico e religioso, os participantes constataram o quanto é importante conhecer o passado geológico desta região para justificar a existência do Barreiro e, consequentemente, de Araxá. O CEFETMG/Campus Araxá acredita que conhecimento é poder, só uma população conhecedora de sua história pode resgatá-la, preservá-la e valorizá-la! A Fundação Cultural Calmon Barreto aposta nessa premissa, firmando sólidas parcerias com instituições educacionais,culturais e detentoras do saber.