27/06/2021 - FUNDAÇÃO CULTURAL CALMON BARRETO

Hoje é o dia de celebrar os 37 anos de existência da Fundação Cultural Calmon Barreto, a “senhora da cultura” em Araxá!!!
Constituída em 27 de junho de 1984, através da Lei Municipal 1.905, a Fundação teve como sua primeira casa o “Museu Regional Dona Beja”. Desde fevereiro de 1985, tem como sua sede definitiva, o prédio da Antiga Estação Ferroviária Oeste de Minas. O imóvel, datado de 1926, possui diversos elementos de estilo neoclássico, tombado pela Lei Municipal nº 2.411, de 28 de dezembro de 1990.
Suas finalidades são promover, apoiar e incentivar as manifestações culturais do município, construir e divulgar a memória histórica da comunidade, além de constituir os meios de preservação de seu patrimônio histórico e artístico.
Dentre as pessoas que apostaram na sobrevida da Instituição, destacamos o patrono Calmon Barreto. O artista maior desta terra teve grande contribuição nos dez anos de convivência no espaço, doando obras, cedendo direitos de reproduções fotográficas de telas que retratam a história de Araxá e região. Dentre elas, um destaque para o baixo relevo "Batalha dos Guararapes", premiado com Medalha de Ouro do Salão Nacional de Belas Artes, que hoje integra o acervo do Museu Calmon Barreto.
Deixamos aqui os nossos mais sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para a construção da história da instituição e pelo seu crescimento social. A Fundação Cultural Calmon Barreto se mantém firme no propósito de preservar o patrimônio de Araxá, valorizar os artistas locais e promover a cultura, nos mais diferentes segmentos.
Parabéns, FCCB!!!!