28/05/2021 - A ESCULTURA “O GARIMPEIRO” ESTÁ DE CASA NOVA

Aos primeiros raios de sol da manhã de sexta-feira, 28 de maio, muitas pessoas diminuíram o passo e lançaram olhares curiosos para testemunhar um momento significativo para a cultura de Araxá: a transferência da escultura “O “Garimpeiro” para os jardins da nova sede do Museu Calmon Barreto e do Memorial de Araxá.

Para que o transporte acontecesse de forma totalmente segura, foi feito um minucioso estudo de como proceder à mudança da escultura, desde sua retirada, trajeto e chegada ao destino. Uma equipe formada por profissionais da Empresa CBMM, composta por engenheiro e geólogo e  um representante da empresa Calsimec, responsável pelo transporte elaboraram um plano e executaram com técnica, precisão e muito cuidado, onde garantiram a integridade da obra.

Agora, a casa já tem um “novo morador”. A Fundação Cultural Calmon Barreto está preparando o espaço para transformá-lo em um Museu vivo, dinâmico, democrático e com total acessibilidade. Em breve, a comunidade poderá conhecer este belo casarão de 1950, repleto de arte, história e memória.

“O Garimpeiro” é de autoria do artista plástico Calmon Barreto, o patrono da Fundação. A obra de arte confeccionada em rocha anfibólio-xisto estava, desde 2013, na fachada do antigo imóvel que abrigou o Museu Calmon Barreto até fevereiro deste ano, à Rua Dr. Franklin de Castro.

A monumental escultura foi entalhada em um tipo de rocha rara, muito mais dura que o granito e deve ser única no mundo. Antes de ser esculpida, a rocha pesava cerca de 8 toneladas. Por mais de cinco anos, Calmon Barreto se dedicou ao trabalho e conseguiu conclui-lo em 1976 para ser doada à cidade.

Exposta no centro histórico de Araxá, na praça da Av. Antônio Carlos entre os anos de 1979 e 2012, a escultura integrou a reformulação arquitetônica e paisagística dos anos de 1970 ao qual a cidade passou.

Ela remete à tradição regional do colonizador em busca de ouro. O ofício integrava a atividade dos ancestrais do artista existentes na fazenda de sua família. Esta e tantas outras obras de Calmon Barreto estarão harmoniosamente reunidas com o acervo do Memorial de Araxá, ao alcance de turistas e visitantes.

Cravado no jardim da casa, “O Garimpeiro” é a representação do exímio talento do nosso artista maior, Calmon Barreto. A escultura será o guardião do novo Museu, o primeiro a dar boas-vindas aos seus visitantes e o último a se despedir.

Av. Vereador João Sena, 98 /Centro