29/06/2020 - FUNDAÇÃO CULTURAL CALMON BARRETO

FUNDAÇÃO CULTURAL CALMON BARRETO

36 ANOS

No sábado, dia 27 de junho, a Fundação Cultural Calmon Barreto celebrou 36 anos de existência.

Na década de 1980, Araxá sentia a necessidade de um espaço cultural condizente com as aspirações da sociedade brasileira e dos artistas locais. À época, o sonho foi compartilhado por muitos amantes da cultura araxaense como artistas, intelectuais e profissionais da imprensa.

Dentre os engajados para a concretização daquele sonho estava Agar de Freitas Pinheiro, Calmon Barreto, Domingos Antunes, Eduardo de Ávila, Elísia Celestino Chaer Dib, Fernando Braga de Araújo, Henrique Natal Vieira, Lourdes Zema, Luís Antônio de Oliveira, Lygia Cardoso Maneira, Magali Cardoso de Paula, Maria Tereza Romagnolli Rios, Mário Del Sarto, Mauro Alves, Paulo Márcio Ferreira, Professor Múcio Rodrigues, Sandra Afonso de Castro, Vander de Castro Alves, Vicente de Paulo e Vilma Cunha Duarte.

O grupo se reuniu junto aos órgãos da administração pública municipal e sensibilizou-os a criar a tão sonhada Fundação Cultural Calmon Barreto. A nova instituição ganhou como patrono o artista araxaense Calmon Barreto, grande incentivador dessa criação.

Através da Lei Municipal Nº 1.905, a Fundação mantém as finalidades de promover, apoiar e incentivar as manifestações culturais do município, construir e divulgar a memória histórica da comunidade, além de constituir os meios de preservação de seu patrimônio histórico e artístico.

Diante das transformações sociais em que estamos vivendo a FCCB se firma nestes trinta e seis anos de história como uma mola propulsora para os cidadãos ávidos por cultura e entretenimento. A facilidade de se ajustar às novidades tecnológicas faz com que a FCCB se mantenha sempre atual e jovem e, com isso, oportuniza ao público o acesso aos mecanismos necessários para garantir sua proposta inicial.

Sob responsabilidade administrativa da Fundação estão a Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, o Museu Histórico de Araxá – Dona Beja, o Memorial de Araxá, o Museu Calmon Barreto, o Centro de Referência da Cultura Negra, o Museu Sacro da Igreja de São Sebastião, o Museu da Imagem e do Som, o Teatro Municipal e, ainda, os Setores Administrativo-Financeiro, Artesanato e Cursos Livres, Arquivos, Pesquisas e Publicações, Eventos e Projetos Especiais. A FCCB também cumpre a função de gestora de dois Conselhos Municipais: do Patrimônio Cultural (COMPAC) e o de Políticas Culturais (CMPC) e seus respectivos fundos.

Visite os sites oficiais da instituição: facebook.com/FccbCultura ou www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br