20/05/2020 - 18ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS EM ARAXÁ, PELO BRASIL E PELO MUNDO

A Décima Oitava Semana de Museus acontece de 18 a 24 de maio de 2020 em todo o Brasil. Com o tema Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão, neste ano, por causa da pandemia do Coronavírus COVID 19, o recomendado é que as atividades sejam feitas virtualmente. O órgão coordenador é o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus que visa difundir os potenciais museológicos das instituições culturais de todo o país, valorizando, apoiando e divulgando as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, além de promover experiências significativas aos diversos públicos.

A Semana Nacional de Museus é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), data em que os museus de todo o mundo organizam eventos e atividades a partir do tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) que é promovido desde 1977.

O objetivo da data é chamar a atenção para que “Museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”. Os museus brasileiros são convidados a refletirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea, sobre as formas de participação construtiva que os museus podem ter no tecido social e suas atuações, tanto na relação com seus públicos e acervos como na relação dos museus entre si, como também através de articulações em redes, disseminando conhecimento e soluções apoiando o desenvolvimento e as ações dos demais. Museus são agentes de mudança. Museus são dinâmicos.

Em 2019 o tema foi: Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições, onde o Ibram contabilizou o número total de inscritos e constatou que museus das cinco regiões do país fizeram ações programadas. Ao todo foram 1114 instituições culturais participantes, sendo 499 da região Sudeste, 264 da região Nordeste, 238 da região Sul, 65 da região Centro – Oeste e 48 da região Norte, somando 3.222 eventos cadastrados. No mundo foram 37.000 museus, de mais de 150 países, que participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa.

Em Araxá a FCCB – Fundação Cultural Calmon Barreto, através do seu Setor de Museus disponibiliza pela Internet um projeto recente bem apropriado para estes momentos atuais que é o Projeto “TOUR 360 Graus”, onde as pessoas, de qualquer lugar do Brasil e do mundo podem acessar de maneira simples e fácil um site para conhecer os acervos e espaços dos seguintes museus municipais: Museu Calmon Barreto, Memorial de Araxá, Museu do Legislativo (onde estão inseridos também o Museu Sacro e o MIS – Museu da Imagem e do Som). Confiram, prestigiem e ajude a divulgar: www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br

Além deste passeio virtual pode – se informar sobre: Início com a Cronologia desde a Década de 1980; Institucional; Espaços; Bens Tombados; Inventário, Publicações, Notícias, Agenda; Contato.

Por: Tancredo Borges Guimarães – (monitor/guia de museus, artista plástico/visual, arte – educador).