19/05/2020 - 18ª SEMANA DE MUSEUS 2020

Estamos hoje vivendo um momento “único” na humanidade. Momento este que tem nos proporcionado oportunidades para muitas reflexões. É indiscutível o avanço da tecnologia. Mas hoje, está claro que nunca teve, não tem e nunca terá tecnologia que supere o valor do amor, do contato humano e do resgate de memórias.

Toda essa circunstância nos leva a entender sobre a importância ainda maior dos museus e toda valorização dos nossos ancestrais, que construíram a sociedade atual.

O museu Calmon Barreto tem uma feliz rotina com portas abertas, sempre no intuito de preservação da cultura da nossa cidade, interagindo com outros setores que comungam a ideia de inclusão social e  diversidade cultural.

Um dos exemplos dessa rotina de interação, foi a presença dos alunos do Instituto MOVARTE no museu Calmon Barreto. Esse evento proporcionou aos alunos (adultos), um maior conhecimento sobre esse maravilhoso artista araxaense. Nessa oportunidade, os alunos puderam também produzir em desenhos, os quadros de Calmon.

É nesses momentos, que se percebe o quanto a arte é viva nas pessoas e o quanto é importante essa integração entre museus e sociedade.    Parabéns aos museus, que sempre resgatam valores humanos.

Josiane Ferreira Trindade

Monitora de museus