09/09/2019 - DESFILE 7 DE SETEMBRO DE 2019

No dia 07 de setembro comemoramos os 197 anos da Independência do Brasil. A Fundação Cultural Calmon Barreto, responsável pela divulgação da memória histórica e preservação de seu patrimônio histórico e artístico, se faz presente neste momento cívico através dos setores:

O Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações exerce também a função de Arquivo Público Municipal. Mantém um rico acervo documental e fotográfico, devidamente preservados. Disponibiliza à sociedade as informações contidas no acervo através de publicações e do atendimento ao público em geral.

O Setor de Artesanato e Cursos Livres busca resgatar e preservar a tradição do Tear Mineiro, típico dessa região, através do trabalho das tecelãs que, aprenderam o ofício das gerações passadas e têm a missão de preservá-lo. Na loja anexa ao Ateliê de Tecelagem pode-se ver a mais pura mostra do artesanato regional, aliada à criação de novas peças, que enchem os olhos de quem passa por lá.

A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo é composta por 02 áreas: Cursos Livres e Curso Técnico de Instrumento Musical. Além das aulas, a Escola realiza constantes apresentações e organiza vários eventos que já fazem parte da agenda oficial da cidade como: Noite do Folclore, Noite dos Beatles, Noite do Cinema, Semana da Música e Noite das Crianças.

O Teatro Municipal, de arquitetura contemporânea, é mais um espaço que integra a estrutura cultural da instituição. Serve de palco para eventos de diferentes estilos, do erudito ao popular, como musicais, peças teatrais, infantis, eventos oficiais, literários, acadêmicos, esportivos, escolares, civis, etc.

A Fundação administra todos os museus municipais, através do Setor de Patrimônio Cultural: Museu Histórico de Araxá – Dona Beja, Memorial de Araxá, Museu Calmon Barreto, Centro de Referência da Cultura Negra, Museu Sacro da Igreja de São Sebastião, Museu da Imagem e do Som e Museu do Legislativo.

Abrilhantando esse momento, as candidatas a Miss Plus Size Araxá 2019.

Encerrando a caminhada, contamos com a participação especial do Grupo Herança Cultural Capoeira de Araxá.

Desde sua criação, a Fundação Cultural Calmon Barreto trabalha arduamente para que a Cultura da cidade não seja apenas mais um capítulo escrito nos livros da História, mas como parte integrante do cotidiano de seu povo, unindo tradição, preservação e modernidade, pois “um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.