Memorial de Araxá

A Fundação Cultural Calmon Barreto reuniu todo o acervo do Lugar de Memória que se encontrava no Museu Histórico de Araxá – Dona Beja e o instalou no Memorial de Araxá.

A concepção inicial das alas “Lugar de Memória 1 e 2” foi o de envolver a comunidade, através de convites feitos pela própria Fundação, para se criar um local onde pessoas que construíram o cenário araxaense fossem lembradas. O objetivo era  perpetuar a memória da cidade através de objetos pessoais de moradores, nascidos desde as últimas décadas do século XIX até o final do século XX.

Devido ao sucesso das duas etapas das Alas, a comunidade manifestou grande interesse em participar com doações. O acervo foi ampliado e ganhou um novo espaço, mais adequado para abrigar o grande número de doações recebidas.

Na medida em que as pessoas são retratadas, a dinâmica da cidade também se revela. Mesclados entre líderes municipais ou gente do povo, o acervo ganhou um nível igualitário de importância; uma representação de Araxá através de seu povo.

Inaugurado em agosto de 2008, o Memorial está sediado no casarão que foi residência da família do maestro Elias Porfírio de Azevedo. Nele há uma sala que abriga a memória da Orquestra Irmãos Porfírio e seus integrantes.

Seu acervo é composto por objetos pessoais e fotos dos cidadãos homenageados e suas biografias foram publicadas nos livros “Lugar de Memória 1 e 2” e “Memorial de Araxá”.

O Memorial de Araxá cumpre sua função sociocultural de deixar para as gerações futuras o legado daqueles que viveram em Araxá e estão nomeando praças, ruas, bairros ou outros elementos que compõem o ambiente urbano. Cada um dos cidadãos, a seu tempo e ofício, foram importantes para a construção da história do município.

Av. Antônio Carlos, 116

Centro – CEP: 38.183-083

De terça a sexta-feira, das 8h às 18h

Sábados e feriados, das 10h às 16h