Museu Sacro da Igreja São Sebastião

Em 19 de dezembro de 1991, como um presente para a cidade nos seus 126 anos de emancipação política, o Museu Sacro da Igreja de São Sebastião foi inaugurado (através da Lei Municipal Nº 2.468 de 14 de novembro de 1991), subordinado administrativamente à Fundação Cultural Calmon Barreto.

O projeto museológico é de autoria da historiadora Glaura Teixeira Nogueira Lima e o museográfico do arquiteto Ernane Alves Leite. O Museu retrata a história da cidade e da Igreja de São Sebastião e está dividido em duas salas: “Sala José Pereira Bom Jardim” e “Sala Bento Antônio da Boa Morte”.

Na primeira Sala o Museu expõe fatos históricos desde a chegada dos primeiros povoadores, passando pela construção da Igreja (1804) até a sua restauração, de 1987 a 1991. Nela o visitante pode conhecer oratórios, objetos e imagens sacras representativos da vida religiosa da comunidade.

A segunda Sala é uma homenagem ao artista Bento Antônio, escultor de imagens sacras. Suas obras são apresentadas a partir de uma análise feita por Dom José Gaspar de Affonseca e Silva (como Professor de História da Arte) e por Calmon Barreto (como professor, pintor e escultor).

Dentre os objetos e peças sacras que integram o acervo do Museu, está um quadro em óleo sobre tela, denominado “Bento Antônio”, de autoria de Calmon Barreto e doado por ele ao Museu, e a preservação é de suma importância para a memória histórica e artística do município.

No dia 19 de dezembro de 1997, corridos seis anos de sua inauguração, a Igreja e o Museu Sacro foram reabertos, depois de concluídas as obras de restauração. Em 2005, Igreja e Museu receberam novamente obras de reforma e restauração, sendo entregues para a comunidade no dia 13 de março.

Em setembro de 2016, a Igreja de São Sebastião e o Museu Sacro foram fechados para aguardar obras de intervenção em sua estrutura. Todo seu acervo está guardado na reserva técnica do Museu Calmon Barreto, enquanto o projeto de restauração da Igreja está sendo executado.

Av. Vereador João Senna, s/nº

Centro – CEP: 38.183-042

Fechado para restauração

Responsável pelo Museu