Teatro Municipal

O Teatro Municipal é a culminância de um projeto que visou à valorização arquitetônica e urbanística do centro de Araxá. Assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, o projeto liga o caminho do Teatro à Praça da Igreja Matriz de São Domingos e dá visibilidade ao Parque do Cristo.

Com mil e quinhentos metros de área construída e 300 lugares, a edificação é parcialmente enterrada para privilegiar o entorno. O volume que aflora do solo abre-se para uma esplanada, criando um Teatro de Arena, funcionando como uma concha acústica. Graças a esse espaço, o palco pode ser usado de forma simultânea para dois eventos: com formato espontâneo, no gramado, ou mais formal, no interior do Teatro.

Na cobertura do Teatro há um grande espelho d´água, intenção do arquiteto em homenagear a cidade por ser conhecida por suas águas medicinais. O trecho que leva ao espelho d´água é um mirante que forma uma passarela e se encontra com o eixo central que liga à Igreja Matriz, proporcionando uma forte ligação visual com a praça.

Inaugurado no dia 19 de dezembro de 2012, dia do aniversário da cidade, a construção desta obra materializa a inspiração de se aliar beleza e funcionalidade. É palco para eventos de diferentes estilos, do erudito ao popular, como musicais, peças teatrais, infantis, eventos oficiais, literários, acadêmicos, esportivos, escolares, civis, etc.

Desde a sua instalação, o público pôde desfrutar de inúmeros eventos. Destacamos alguns de expressão: Grupo Galpão, FLIARAXÁ, Uirapurus Arte e Cultura, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Semana da Música, Encontro SESI de Artes Cênicas, Projeto Cientistas do Cerrado, cantores renomados, artistas nacionais e internacionais e muitos outros.

 

Av. Antônio Carlos, s/nº

Centro – 38.183-083

Telefone: (34) 3691-7011

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Sábado e feriados, das 9h às 14h

 

Diretora do Teatro

Madalena Ávila Aguiar

teatromunicipaldearaxa@fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br

teatromunicipal@araxa.mg.gov.br