CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL DE ARAXÁ

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) tem como objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural de Araxá, visando garantir a todos, o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar, incentivar, valorizar e difundir as manifestações culturais.

CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) tem como objetivo orientar a formulação da política municipal de proteção ao patrimônio cultural e as ações de proteção, podendo ser mediante inventário, registro, tombamento, vigilância, desapropriação ou outras formas de acautelamento e preservação. É um órgão colegiado, consultivo e normativo, com composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Cabe à Fundação Cultural Calmon Barreto exercer a função de órgão executivo do COMPAC, devido a instituição municipal atuar como gestora pública de cultura em Araxá.